segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prendas de Natal

O Natal aproxima-se rapidamente e, nestes dias frios, nada melhor do que vir à Biblioteca ouvir uma história alusiva a esta época festiva.

O conto escolhido faz parte do Livro "Abada de Histórias", de António Mota, e intitula-se "Prendas de Natal".
Nesta história, António Mota relata um episódio da sua vida de professor, quando "dava aulas numa escola perdida na serra". A escola era muito pobre e o Inverno muito frio e o professor queixava-se dos pés sempre gelados. Um dia, uma aluna, a Luísa, oferece-lhe um presente simples, mas muito útil: umas meias de lã.

Inspirados por este belíssimo conto, cada aluno enfeitou a sua meia de Natal.

As meias da turma G

As meias da turma E

As meias da turma B

As meias da turma F

Estes trabalhos vão ficar expostos na Biblioteca. Pode ser que o Pai Natal passe por aqui na véspera de Natal...


As meias são um dos símbolos da quadra natalícia. Como nasceu esta tradição?

S. Nicolau nasceu no século IV d.C., e foi bispo de Mira, na Lícia, que se situa na Ásia Menor. Pertencia a uma família rica e, segundo a lenda, era muito bondoso.

Existem muitas histórias sobre ele, uma das mais conhecidas conta que, na sua cidade, havia um homem tão pobre que nem dinheiro tinha para dar um dote às suas três filhas. Sabendo disto, S. Nicolau decidiu deixar na casa do homem pobre, às escondidas, um saco cheio de ouro para cada uma delas.
S. Nicolau colocou os sacos dentro da casa pela chaminé, onde secavam algumas meias e assim nasceu o hábito das crianças, em alguns países, deixarem meias na chaminé à espera dos presentes.

S. Nicolau deu origem à figura do Pai Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário